Formadoras:
– Carol Rezende (Mestranda da Universidade Nacional de La Plata “Escritura y alfabetización”)
– Kelly Szabo (Doutoranda em Psicologia da Educação – PUC/SP)
Com a disseminação do COVID-19, a dinâmica educacional modificou-se no nosso país. Os suportes materiais, os recursos metodológicos e o vínculo entre os/as os bebês e crianças com as vivências proporcionadas pelas escolas, com os professores se constituíram de formas diferentes desde a suspensão das aulas presenciais.
Muitas são as dúvidas que acometem profissionais de Educação que atuam diretamente com a Primeira Infância. Nossa intenção é provocar reflexões sobre questões da infância e as oportunidades de acesso que os pequenos têm tido (ou não) nesse período de fechamento das unidades educacionais.
Analisar práticas docentes relacionadas à Educação Infantil, especificamente.
Refletir sobre as estratégias formativas para o desenvolvimento profissional docente.
Discutir concepções de Infância e de Educação, em contexto de ensino remoto e em contexto presencial.
Conteúdos
Estratégias formativas para formação de profissionais em contexto de trabalho.
Escola da Infância: em casa, na escola, quais são as propostas?
O papel docente: pesquisa, acolhimento, registro.
Metodologia
Esta formação será realizada à distância, ao-vivo e on-line, com momentos síncronos e assíncronos, como por exemplo, horas de estudo.
Tratar a própria aula e a de outros docentes como objeto de reflexão têm se mostrado uma estratégia potente para a formação de professores. Nesta formação continuada a estratégia de tematização da prática permitirá que os sujeitos em formação desenvolvam o pensamento reflexivo, levantem e confrontem hipóteses para extrair, a partir de níveis crescentes de abstrações, novos conhecimentos.
A partir da metodologia de resolução de problemas, além da tematização da prática, estratégias como a “dupla conceitualização” e “análises de situações análogas” estão previstas em contexto de formação, respeitando os princípios de homologia de processos, aprendizagem colaborativa e observância das características dos participantes.
Para Professoras/es e Gestoras/es da Educação Infantil.
Cadastre seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações.