4 encontros de formação, ao-vivo e on-line, além de estratégias de estudo assíncronas.
Promover a reflexão das/os participantes sobre como organizar as quatro situações didáticas fundamentais para ensinar a ler e escrever.
Quais são essas situações?
Como equilibrar essa oferta?
De que forma podemos planejar ações que atendam o ensino presencial, o remoto e as/os estudantes que ainda não retornarão às aulas presenciais e/ou não contam com recursos tecnológicos? Essa tem sido uma preocupação da nossa sociedade nos últimos tempos e consideramos que seja um diferencial nas formações da Em Pauta, já que desde o início da pandemia temos refletido, junto à grupos seletos de profissionais da Educação – professoras/es, gestoras/es, formadoras/es – como atender à essas demandas da sociedade, com foco na melhoria da qualidade dos processos de ensino-aprendizagem.
Tratar a própria aula e a de outros docentes como objeto de reflexão têm se mostrado uma estratégia potente para a formação de professores. Nesta formação continuada a estratégia de tematização da prática permitirá que os sujeitos em formação desenvolvam o pensamento reflexivo, levantem e confrontem hipóteses para extrair, a partir de níveis crescentes de abstrações, novos conhecimentos.
A partir da metodologia de resolução de problemas, além da tematização da prática, estratégias como a “dupla conceitualização” e “análises de situações análogas” estão previstas em contexto de formação, respeitando os princípios de homologia de processos, aprendizagem colaborativa e observância das características dos participantes.
Para professores e coordenadores pedagógicos de Educação Infantil anos finais e Ensino Fundamental I e EJA.
Cadastre seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações.